Assembleia condominial produtiva presencial ou virtual

Saiba como conduzir uma assembleia ou reunião de condomínio de maneira produtiva e menos cansativa e aumentar a participação dos condôminos na tomada de decisões.

Conduzir a tomada de decisões dentro de um ambiente coletivo, como é um condomínio, é uma das tarefas mais desafiadoras para um síndico. Ter o apoio de uma administradora é essencial nesse momento.

Quando bem preparados e com antecedência, podem tornar a assembleia, que já é vista como cansativa pelos moradores, em um momento informativo e de tomada de decisões eficientes e rápidas.

O trabalho começa antes mesmo da assembleia, com o planejamento da pauta. Ela deve ser clara e com assuntos relevantes. Os condôminos devem ser informados a respeito da pauta para que se preparem e cheguem na assembleia com perguntas prontas. Assuntos importantes podem gerar interesse e aumentar o número de participantes.

Os condôminos devem ser avisados da assembleia ou reunião através de edital de convocação, que deve conter a pauta, data, hora e local. Incluir o tempo de duração é interessante pois reuniões muito longas podem afastar a participação dos moradores.

A condução da reunião não necessita de tom formal, mas é importante que a pessoa que esteja no comando da situação tenha firmeza em cobrar a atenção dos condôminos quando o assunto principal a ser discutido seja desviado por algum motivo.

Assuntos particulares devem ser tratados em outro momento e não durante a assembleia. Nesses casos o morador que possuir alguma questão deve ser orientado a procurar síndico ou administradora em um outro dia ou horário.

É comum que algumas sugestões já sejam trazidas previamente por administradora ou síndico, porém é importante levar em consideração outras trazidas pelos moradores. Podem surgir novas ideias e a boa sensação de fazer parte das decisões tomadas.

Assembleia online

Com o início da pandemia os condomínios precisaram adaptar as assembleias para evitar aglomerações e proteger os condôminos.

As distrações são maiores no ambiente virtual, além do cansaço de alguns moradores que trabalham o dia todo em home-office e precisam entrar em outra reunião online no final do dia, horário que normalmente ocorrem as assembleias.

Nesses casos a preocupação com a agilidade de tomadas de decisões e a clareza das informações devem ser redobradas.

É importante também que o condomínio tenha definidas as ferramentas online que serão utilizadas e orientar os condôminos para que todos tenham facilidade em participar das reuniões.

Online e presencial, a GW, em parceria com o síndico, trabalha para tornar as assembleias oportunidades de informação e solução para seu condomínio. Conheça nossos serviços!