Bons relacionamentos aliviam a vida

Compartilhar

Você tem um bom convívio com os moradores do seu condomínio?

Certamente, você viu a algumas semanas um vídeo onde um jovem precisou encarar de frente o racismo e preconceito no condomínio onde morava. 

Infelizmente, muitos moradores lidam com situações como essa ao redor do Brasil e do mundo. Por isso, a GW sempre preza pela boa convivência e harmonia dentro do condomínio. 

Nesta semana foi celebrado o Dia do Combate a Discriminação Racial. E, através deste artigo, queremos te encorajar a denunciar em casos de qualquer tipo de violência. Além disso, trouxemos algumas dicas para te ajudar no dia a dia como morador. 

Vamos lá? 

4 regras básicas para uma boa convivência em condomínio

Não há nada melhor do que viver em um ambiente tranquilo e sem preocupações, não é? A boa harmonia entre moradores não é uma realidade muito distante, desde que haja interesse e vontade da parte dos mesmos. 

Para te ajudar, confira essas dicas: 

1. Evite discussões

Em situações de aborrecimento e discordância, lembre-se das regras de boa convivência que salientam a importância do diálogo amigável. 

Participar ativamente das reuniões e assembleias é uma outra forma de resolver esses conflitos.

2. Tenha bom-senso ao usar o elevador

Atitudes como: segurar a porta por muito tempo e apertar vários botões são alguns exemplos que podem ser evitadas. 

Outra dica: havendo um elevador de serviço, lembre-se de não levar bagagens ou sacos de lixo para o elevador social. Afinal, isso diminui o espaço disponível e contribui para situações desagradáveis entre os condôminos.

3. Atenção as obras

Vai realizar alguma reforma? Siga as normas e informe (com antecedência!) não só o síndico e os funcionários, como também os outros moradores.

Desta forma, você dá a chance para que eles se preparem para os eventuais desdobramentos dessa obra. Indicamos também que você deixe o seu contato à disposição, caso necessário. 

4. Uso da piscina e áreas comuns

É importante manter a qualidade das águas para os moradores que usarão piscina depois de você. O que isso inclui? 

  • Tomar uma ducha antes de entrar;
  • Não deixar as crianças urinar na água;
  • Não entrar na piscina se estiver usando protetor solar e bronzeadores. 

Mantenha a ordem nas áreas comuns, como o salão de festas, por exemplo. 

Essas dicas parecem simples, mas a junção delas pode potencializar o seu relacionamento com os demais moradores. Que tal colocar em prática a partir de hoje?

Em caso de violência e racismo, denuncie.