O síndico pode tomar algumas atitudes e investir em tecnologias que garantem a segurança dos moradores e funcionários. O investimento traz tranquilidade a todos e valoriza o empreendimento.
A busca por maior segurança é um fator que leva muitos a escolherem condomínios residenciais às casas de rua.
Uma das várias responsabilidades do síndico é zelar para que a segurança seja eficiente, e para isso, ele pode destinar recursos em tecnologias e práticas que vão garantir a tranquilidade de todos.
Antes de tudo é importante identificar quais as vulnerabilidades que o empreendimento apresenta em relação à segurança.
A proteção do imóvel envolve várias práticas, que devem fazer parte de toda da rotina do condomínio. Além dos equipamentos necessários, é importante que todos estejam envolvidos e trabalhem juntos zelando pela segurança do local.
Tecnologia especializada
Investir em equipamentos tecnológicos e empresas especializadas deixou de ser um gasto desnecessário, passando a ser um diferencial, inclusive de valorização do imóvel.
Câmeras de segurança, monitoramento 24h e circuitos de TV auxiliam na identificação dos responsáveis por delitos.
Para um controle melhor de entrada e saída dos moradores, o condomínio pode implementar acesso com biometria e elevadores com códigos de segurança. Os códigos só poderão ser compartilhados com pessoas de confiança.
A liberação de visitantes e prestadores de serviço também ganham maior controle com sistemas eletrônicos que conectam portaria e morador através de aplicativos.
Mudanças de práticas internas
Com o aumento considerável de pedidos de “deliveries”, pensar estabelecer normas para a identificação e liberação na portaria também evita a possibilidade de acessos indesejados.
Práticas de retirada na portaria demandam mais esforço do morador, porém evitam a entrada dos entregadores, evitando a possibilidade de furtos.
Códigos numéricos solicitados no momento da entrega já vem sendo utilizados pelos aplicativos e podem servir de exemplo para a comunicação da portaria com o morador.
São mudanças que, ao serem implementadas, precisam da conscientização de moradores e funcionários a respeito das boas práticas de segurança.
As decisões sobre mudanças e investimentos na segurança do condomínio devem ser decididas nas assembleias, porém o síndico fica com a responsabilidade de implementar e fiscalizar se as decisões estão sendo cumpridas.
Síndico, conte com a GW durante a sua gestão. Conte com o apoio da nossa equipe. Entre em contato e saiba como podemos auxiliar nessa e outras questões.