Quais as responsabilidades do Conselho Fiscal?

Compartilhar

Ainda que a sua existência não seja compulsória, contar com um Conselho Fiscal em seu condomínio ajudará na saúde financeira e, principalmente, na transparência de sua administração. Você sabe quais as suas responsabilidades?

O síndico é o principal responsável pelo condomínio, o que acarreta em inúmeras atribuições. Dividir os trabalhos é sempre bem-vindo, principalmente para diminuir erros.

Além da colaboração da administradora do condomínio, o síndico tem no conselho fiscal um importante aliado no desenvolvimento das atividades e nas tomadas de decisão.

A formação deste conselho acontece em assembleia, através de votação. O Código Civil não determina que os conselheiros devam ser, necessariamente condôminos. Quem desejar colaborar com a gestão pode se candidatar a vaga de conselheiro.

Os critérios para a candidatura deverão estar na Convenção ou no Regime interno, ou seja, variando de condomínio para condomínio. O recomendado é que o candidato seja proprietário do imóvel, porém existem casos de regimes que permitem a participação de procuradores, inquilinos e demais ocupantes.

O síndico não poderá fazer parte desse conselho, uma vez que essa função é complementar ao seu trabalho e deverá analisar de maneira crítica o trabalho realizado no condomínio.

Ainda que a sua existência não seja compulsória, contar com um Conselho Fiscal em seu condomínio ajudará na saúde financeira e, principalmente, na transparência de sua administração.

O conselho permite uma forma de participação mais ativa na tomada de decisões e na análise das finanças do condomínio.

Ele tem como principais atribuições o acompanhamento, a fiscalização e auditoria das contas, alertando os condomínios sempre que necessário sobre alguma irregularidade. Além desse alerta, eles devem questionar o síndico sobre suas decisões.

É importante frisar que o Conselho Fiscal não tem o papel de aprovar, sozinho, as contas do condomínio. As análises orçamentárias, que foram realizadas durante os meses, devem ser apresentadas nas assembleias e a aprovação deve ser feita em conjunto pelos condôminos participantes.

A administradora de condomínios auxilia síndico e conselho fiscal em suas responsabilidades. Conte com a GW para tornar sua gestão mais tranquila e segura.

Fale conosco