fbpx

De quem é a responsabilidade pela manutenção do imóvel alugado?

A manutenção do imóvel é algo essencial, mas é uma dúvida constante entre proprietário e inquilino. Por exemplo, quem paga o que? O que é responsabilidade de um ou de outro?

A legislação traz de ordem bem exemplificativa, mas sempre tem uma brecha ou outra, por exemplo, o inquilino encontrou o imóvel de um jeito e trouxe algum dano àquele imóvel por ação dele, logo ele deve responder por isso.

Proprietário: questões estruturais!

Já o proprietário responde basicamente sobre questões mais estruturais, como a parte do imóvel, por exemplo: telhado, calhas, paredes, parte elétrica, obras mais substanciais no tocante a parte elétrica também.

Por exemplo, imagina se o imóvel por conta do tempo a elétrica ficou comprometida ou até mesmo ultrapassada, essas questões são tidas como estruturais e o inquilino responde por manutenção corriqueira de menor impacto financeiro.

Manutenção do imóvel: inquilino!

Por exemplo, manutenção de torneira que por isso desgastou, troca de spot, troca de lâmpada, sifão que está vazando, descarga que está desregulada. Essas manutenções de menor impacto financeiro e que é do dia a dia, cabe ao inquilino tomar providências e fazer essas manutenções.

Manutenções, ou seja, manter o que já existe compete ao inquilino. É evidente que tirando algumas questões mais estruturais de maior multa ou que custam caro, comprometimento de telhado, calhas.

Mas por exemplo, você mora em uma área que tem muita árvore e as folhas caem na sua calha e causa vazamento, é de responsabilidade do inquilino manter as calhas limpas e fazer a manutenção disto.

De todo modo, a dica que a GW dá é: preserve o imóvel, mantenha o que já tem, pois ter o nosso cantinho é sempre muito bom. Mesmo que seja um imóvel alugado, nada melhor do que termos um lugar para chamar de lar. 

Se já alugou ou pretende fazer a locação de uma casa ou apartamento, não deixe de dar uma olhadinha nas melhores práticas para manter o imóvel sempre em bom estado.