Para que você possa entender a diferença entre despesas Ordinárias e Extraordinárias precisamos pontuar que:
- Despesas ordinárias estão ligadas as manutenções do condomínio e pequenos reparos de emergência. Elas são de responsabilidade do inquilino.
- Despesas extraordinárias envolvem as benfeitorias feitas no prédio e são de responsabilidade do proprietário.
Vamos listar abaixo algunas diferenças entre essas despesas. São elas:
Despesas Ordinárias | Despesas Extraordinárias |
Pintura de partes comuns | Pintura de fachada |
Despesas regulares com funcionários (salários e encargos) | Indenizações trabalhistas |
Consumo de água, luz, gás | Reformas e ampliações do imóvel |
Manutenção dos elevadores, piscinas e jardins | Instalação de novos sistemas de segurança, economia e lazer |
Materiais de limpeza | Projetos de paisagismo e decoração |
Honorários de administradora | Fundo de obras |
Prêmios de seguros | Fundo de reserva |
Telefone de uso coletivo |
Vale lembrar que essa divisão não é uma regra e em alguns casos há divergências em alguns pontos que são tratados diretamente entre o proprietário e o inquilino, juntamente com os órgãos competentes e os administradores.
Dentre alguns temas que causam polêmicas, podemos listar:
- Impermeabilizações;
- Troca de antena coletiva;
- Reparo na rede elétrica e hidráulica do prédio.
Os condomínios possuem suas regras próprias, mas nesses casos o que deve prevalecer o Código Civil e a Lei do Inquilinato que podem tratar as questões de forma isolada.
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