Infiltração no condomínio: como lidar com esse problema?

Compartilhar

O período de chuvas pode ser bastante problemático devido aos diversos problemas que surgem após essa queda d’água. Além das situações inconvenientes que podem acontecer nas ruas e outras regiões da cidade como quedas de árvores, deslizamentos de terra, alagamentos e etc, esse excesso de água pode se tornar uma dor de cabeça também dentro de casa com as famosas infiltrações. Mas quem é o responsável por lidar com a infiltração no condomínio?

É preciso explicitar, antes de mais nada, que existem diversas causas para a infiltração. Elas podem ser causadas por, além da já citada chuva, vazamentos e até mesmo pelo desgaste natural que ocorre nas construções. O primeiro passo, então, é identificar a causa da infiltração para que os responsáveis possam lidar com essa situação da melhor forma. 

Muitos moradores acreditam que a responsabilidade por tratar das infiltrações deve ser única e exclusiva do síndico e do condomínio, porém não é bem assim! Em casos onde a origem da infiltração se deu em áreas comuns, o condomínio é sim o responsável. Mas se estivermos falando de infiltrações dentro das unidades, o responsável é o proprietário, que deverá conter essa infiltração e também reparar possíveis danos que tenham sido causados nos outros apartamentos.

Pensando nesses problemas que podem acontecer em áreas comuns, é necessário entender que os edifícios possuem duas redes de encanamento: a vertical e a horizontal. A primeira se trata da coluna principal, que é responsável por conduzir a água e o esgoto entre as unidades e a via pública, e essa sim é de área comum. A segunda é a ligação da tubulação do condomínio às unidades, ou seja, é responsabilidade de cada morador. Vazamentos ocorridos na tubulação horizontal são, portanto, de responsabilidade do condômino. 

O papel do síndico nessas situações irá depender da origem do problema. Caso a infiltração seja de responsabilidade do condomínio, ele será o responsável por custear as obras necessárias e verificar se houve danos nas propriedades particulares e arcar com isso. Mas se a infiltração for comprovada como tendo sido causada pelos condôminos, as partes envolvidas serão as únicas responsáveis. O proprietário do apartamento que está sofrendo com a infiltração deverá ir contra o apartamento que está causando o problema, e em casos onde não houver acordo informal, é possível até mesmo propor uma ação judicial. Em situações como essa, processos por dano moral, indenização por dano material e até mesmo por dano moral dependendo da situação, podem ser aplicados.

E quais outros problemas podem ser causados pelas infiltrações?

É muito comum ver condomínios com goteiras provenientes dessas infiltrações. Elas formam poças d’água que podem resultar em acidentes caso algum morador escorregue por ali. Essa água que fica pingando também pode danificar os veículos caso isso ocorra em garagens. Isso sem falar nos mofos e bolores que se formam dentro das casas, que são prejudiciais à estrutura do imóvel e também à saúde. E em graus maiores, a infiltração pode danificar a estrutura do prédio, deixando-o vulnerável a desabamentos e outros problemas mais graves. Por isso a importância de garantir que não haja nenhum ponto de infiltração no seu condomínio, e se houver, tratá-lo o quanto antes!

Você já passou ou está passando por problemas com infiltração no seu condomínio? Conte pra gente nos comentários!

E se você gostou desse post lembre-se de compartilhar! São informações úteis que precisam ser espalhadas! Mande para o grupo do seu condomínio, mas sempre respeitando as regras de etiqueta dos grupos de Whatsapp!

E ainda não segue a gente no Instagram? Corre lá e siga o @gwonline pra saber ainda mais dicas que irão te ajudar na gestão do seu condomínio e na boa convivência com os outros condôminos! 

Garanta o recebimento de informações

Prezado(a) Cliente,

Para ter acesso as informações e atualizações enviadas pela GW Administradora de Condomínios, mantenha seu cadastro atualizado e sempre verifique a caixa de SPAM/Lixo eletrônico do seu e-mail, pois algumas informações importantes podem estar sendo direcionadas para lá, pelo seu provedor de e-mail.