A conservação do condomínio depende muito do esforço e empenho do síndico, responsável legal pelo bom funcionamento do ambiente. Pelo fato de enfrentar a ausência de conscientização dos moradores sobre o uso dos espaços e como gerir toda a estrutura, fica sob a sua responsabilidade preparar um plano de ação e em comum acordo, apresentar aos condôminos.
Um exemplo disso é a execução da manutenção. Poucos entendem a real importância dos pequenos cuidados e como eles podem influenciar a longo prazo, mas implantar de maneira dinâmica e prática essa consciência pode impedir surpresas futuras. Além disso, o síndico faz com que cada morador entenda a sua parcela de responsabilidade pelo local.
Quer entender como a manutenção predial pode ser leve e tranquila? Então continue a leitura! 🙂
MONTANDO UM PLANO DE AÇÃO EFICAZ
Queremos evitar desconforto e promover bem-estar e segurança aos moradores, certo? Para isso existe a manutenção preventiva.
Ela é realizada sem que ocorram transtornos evidentes. Seu objetivo é evitar a degradação do prédio, minimizar os custos futuros, assegurar o bom desempenho das instalações e garantir a segurança.
“E quais são os equipamentos e espaços a serem incluídos na manutenção?”
São eles: elevadores, sistemas de combate a incêndio, escadas, bombas de águas, instalações elétricas, pintura externa, calhas e telhados.
Veja abaixo o passo a passo para criar o seu plano ↓
COMO MONTAR O PLANO?
- FAÇA O LEVANTAMENTO DO ESTADO DE CADA EQUIPAMENTO
É importante analisar o estado atual das instalações e equipamentos, além disso, avalie quando foram realizadas as últimas manutenções.
- DIRECIONAMENTO DE TRABALHO
Nessa fase você irá instruir e definir o passo a passo a ser seguido para a realização da manutenção e correções. Em cada equipamento e espaço.
- CALENDÁRIO
Defina o período em que serão realizadas as manutenções. Sugerimos que esse calendário seja planejado com o auxílio do profissional contratado, dessa forma teremos mais segurança quanto ao intervalo de tempo ideal.
- BANCO DE DADOS E ARQUIVOS
É muito importante criar um histórico de ocorrências para acompanhar o desempenho dos equipamentos e das instalações.
Viu como é fácil e prático? Ficou com dúvida? Entre em contato com a GW, temos profissionais qualificados para orienta-lo nesta série de precauções e cuidados com o seu condomínio.