Os desafios do síndico no dia a dia do condomínio e pós pandemia.

O trabalho do síndico demanda tempo e conhecimentos diversos para administrar bem um condomínio. O período de pandemia aumentou os cuidados e suas responsabilidades redobraram.

As obrigações que englobam o trabalho do síndico vêm aumentando junto do crescimento dos empreendimentos imobiliários. Cada vez mais é exigido dele conhecimentos em diferentes áreas para realizar uma gestão de qualidade.

Saber sobre Legislação, conhecer o Código Civil e a Convenção do condomínio, ter noções de serviços gerais para acompanhar a conservação e manutenção dos espaços comuns e ter controle administrativo das contas, são alguns atributos esperados dele.

É importante também que seja uma pessoa flexível para lidar com os conflitos que uma convivência pode gerar. O síndico cuida com o interesse de pessoas diferentes, e ele tem que estar preparado para mediar a relação entre elas.

Durante todo o tempo de sua gestão terão desafios a serem enfrentados. Por isso é importante sempre contar com uma administradora de condomínios auxiliando e dividindo os trabalhos, para que o síndico se dedique nas questões mais urgentes e importantes.

Pagamentos, fluxo de caixa e fundo de reserva

É importante saber organizar as contas para conseguir melhor equilíbrio financeiro possível, para conseguir pagar o que for necessário, realizar pagamentos de benfeitorias, e se possível, guardar um dinheiro para futuras obras ou emergências.

Moradores e seus conflitos

O síndico pode se deparar com diferentes conflitos com moradores ou entre eles. Lidar com eles com imparcialidade ajuda na conciliação.

Manutenção estrutural

É importante uma fiscalização constante e uma manutenção preventiva para evitar transtornos e gastos desnecessários, além de garantir a segurança de funcionários, moradores e frequentadores do condomínio.

Segurança do condomínio

A segurança condominial é de responsabilidade do síndico e qualquer situação que coloque alguém em risco pode fazer com que ele responda juridicamente pela ocorrência.

Inadimplência

Os atrasos nos encargos pelos condôminos afetam diretamente o bom funcionamento do condomínio e influenciam em outros pontos importantes na gestão do síndico. É importante que se tenha um controle efetivo e agilidade e eficiência na cobrança.

Os desafios pós-pandemia

Com o início da pandemia de Covid-19 os síndicos precisaram conciliar suas tarefas com outras questões que surgiram junto do vírus.

Foi necessário adaptar as rotinas com as restrições que foram impostas pelos governantes e órgãos de saúde. Com isso o síndico teve o desafio de adaptar estrutura e funcionamento do condomínio, inclusive diminuindo quadro de funcionários.

Aumentou o cuidado com o bem-estar e segurança de todos, intensificando a fiscalização em espaços comuns, com medidas de higiene mais rigorosas e limitando a circulação de pessoas.

O síndico também precisou lidar com aumento de inadimplências e revisão de gastos, pois a crise sanitária acarretou também o orçamento de muitos, fazendo-se necessária a revisão de contratos e diminuição dos custos.

Com o avanço da vacinação e a diminuição das restrições algumas atividades do síndico vão voltando à normalidade, porém é possível que o período de pandemia faça com que muitos mantenham algumas dessas mudanças, como o cuidado com a higiene, por exemplo.

A GW absorve grande parte do trabalho do síndico e o ajuda nas tarefas do dia a dia e em momentos de mais atenção! Entre em contato e sabia como podemos colaborar para uma gestão eficiente e tranquila.