Conservação e Administração de condomínios são serviços distintos e que podem ser prestados por uma só empresa. Por isso, muitas pessoas confundem os dois termos e não sabem definir o escopo de cada um.
Entenda como funciona:
Administração Condominial
É a prestação de serviços focada na gestão contábil, financeira e administrativa do condomínio. A Administradora do condomínio deve cuidar do balancete, emissão de boletos e de todo o acompanhamento contábil, além de, orientação jurídica e negociação de inadimplência.
A administradora também orienta o condomínio na elaboração de previsão orçamentária, compras e contratações, realiza todos os pagamentos, emite circulares e comunicados e registra documentação em cartório. Ela realiza, também, orçamentos e orienta o condomínio sobre demandas obrigatórias como Seguro Predial e Recarga de Extintores.
Conservação e Limpeza de Condomínios
O serviço de Conservação é focado na limpeza do condomínio, e em alguns casos, zeladoria e portaria social.
A mão de obra terceirizada nada mais é do que delegar responsabilidades de uma determinada empresa a terceiros, ou seja, é quando uma organização contrata os serviços de outras companhias para realizar alguma atividade sem que ela tenha nenhuma relação ou vínculo.
Confira algumas dicas importantes para ter uma terceirização eficaz e assertiva:
- Avalie bem referências e trabalhos já realizados antes de contratar uma empresa terceirizada;
- Identifique de maneira precisa quais atividades ou setores que realmente necessitam ser passados a terceiros;
- Alinhe bem seus objetivos e necessidades com a empresa contratante, para que não haja falha na comunicação;
- Acompanhe e avalie a performance da equipe terceirizada continuamente, seja responsável pela aprovação, mudanças, aplicação etc;
- Mensure os resultados da empresa terceirizada e avalie se os serviços realmente valerão a pena;
- Mantenha um bom relacionamento com seus parceiros, isso evita problemas futuros e possíveis erros.
Importante
O síndico é o representante legal, responde civil e penalmente pelo condomínio. Por isso, contar com uma prestadora de serviço séria é fundamental, pois o condomínio é co-responsável por questões administrativas e trabalhistas, conceito também conhecido como responsabilidade solidária.
Ao contratar um serviço terceirizado, ele deve fiscalizar se os funcionários estão recebendo conforme a legislação vigente, pois, caso o contrário, o condomínio, que nesse contexto é a empresa tomadora, será responsável pelos pagamentos. Um exemplo prático é quando a empresa fornecedora da mão de obra terceirizada não paga FGTS e encerra as atividades.
Perante a justiça, o co-responsável deve assumir a responsabilidade, por isso, é fundamental que a administradora e a conservadora de um condomínio sejam idôneas e transparentes no cumprimento de responsabilidades fiscais e trabalhistas e que o síndico fiscalize as atividades de todos os fornecedores.
O que indicamos:
A GW Administradora sempre orienta os clientes que, ao contratar uma conservadora, separe bem os serviços, pois existem no mercado várias empresas que oferecem tanto o serviço de conservação quanto de administração condominial.
Mesmo que o condomínio terceirize os serviços de portaria, limpeza, zeladoria entre outras, o condomínio não deixe de ser responsável quanto ao pagamento dos salários, assim como, os benefícios e recolhimento dos encargos sociais, que neste caso, é de responsabilidade da conservadora e quanto este deixa de cumprir as obrigações cabíveis em conformidade com a legislação, o condomínio pode ser penalizado.
Com isso a importância da separação dos serviços, que neste caso, a Administradora auxiliará o síndico no acompanhamento e fiscalização, exigindo o cumprimento das obrigações fiscais, previdenciárias e o correto pagamento das verbas dos empregados.
Conseguimos ajudá-lo com este conteúdo?
Sinta-se a vontade para mandar sugestões de temas pra gente!