Administrar a contabilidade de condomínios residenciais e comerciais pode parecer uma tarefa simples, mas exige organização e planejamento para que não haja problemas futuros.
Pensando em auxiliar o dia a dia dos nossos amigos responsáveis por condomínios, trouxemos esse manual simples, prático e detalhado para você incluir na sua rotina.
Ficou interessado? Então continue lendo!
Dicas essenciais para o dia a dia do administrador:
1. Tenha um planejamento financeiro
Saber quanto você tem e onde ele está sendo aplicado é primordial. Esse planejamento irá te ajudar nas despesas extras que surgem ao longo dos dias, além de prestar contas aos moradores quando necessário.
O bom planejamento previne gastos desnecessários e permite que imprevistos sejam supridos.
2. Aprenda a controlar os gastos
Veja onde é possível economizar e evite desperdícios!
É bastante comum encontrar moradores na assembleia que irão solicitar serviços extras. Concordamos que a sua sugestão não deva ser simplesmente ignorada, mas sugerimos que o administrador coloque “na ponta do lápis” a real necessidade de tal serviço ou ideia sugerida.
Além disso, trazer a consciência dos condôminos a importância em economizar e o bem que isso trará para o coletivo.
3. Mantenha a ordem nos pagamentos
Separe as contas por cada segmento de forma clara e objetiva para não haver confusão.
Por exemplo: Água, Luz, Telefonia, Internet, Fornecedores, entre outros.
Após isso, organize os prazos para pagamento.
4. Defina um cronograma de pagamento para funcionário e fornecedores
Voltamos a falar sobre a habilidade do administrador em gerir e organizar despesas importantes, como honras aqueles que fazem a engrenagem funcionar.
É vital que mantenha cada um deles na sua lista de prioridades!
Ficou com alguma dúvida? Estamos aqui aqui para te auxiliar!