Você tem o costume de frequentar todas as reuniões e convocações que acontecem no seu condomínio? Se a resposta for não, chegou a hora de mudar essa atitude!
As reuniões de condomínio, ou assembleias gerais, são cruciais na definição das regras do condomínio e do orçamento anual, no planejamento de obras, na escolha de um representante e na afirmação dos direitos e deveres de cada morador. Resumindo: quem deseja saber como seu dinheiro será investido e decidir, juntamente com os moradores, sobre pontos importantes do seu condomínio, tem que comparecer a esses encontros.
Quem não costuma frequentar corre o risco de saber, de um dia para o outro, que uma alteração ou um serviço com o qual não concorda foi aprovado, e aí pode ser tarde demais para mudar essa decisão.
Ao se deparar com argumentos do tipo “No fim, é o síndico quem decide tudo sozinho”, o morador deve-se lembrar que, ao contrário do que muita gente pensa, o síndico não toma as decisões sozinho e, inclusive, tem os mesmos direitos e deveres que qualquer outro condômino. Ele nada mais é do que o responsável por colocar em prática as decisões dos moradores daquele lugar. Sendo que essas decisões, inclusive sobre a eleição e o mandato, são tomadas durante as reuniões. O cargo só faz com que ele coordene e acompanhe mais de perto o que acontece. Ainda que o seu síndico esteja fazendo um bom trabalho e você esteja feliz com as regras e com os serviços oferecidos no seu condomínio, ir às reuniões é importante. Um dos motivos é que mudanças são inevitáveis e, a não ser que o morador vá às reuniões e expresse a sua opinião, nada garante que as coisas continuarão como sempre foram.
Uma dúvida comum atinge aos moradores inadimplentes. Afinal, eles podem ou não podem frequentar as reuniões? De acordo com o Art. 1.335 do Código Civil, o inadimplente não tem direito de participar das reuniões de condomínio. Sendo assim, ele não vota e nem sequer acompanha as reuniões até efetuar o pagamento das despesas em atraso.
Um outro argumento muito falado é “Reuniões de condomínio só servem para brigas que não vão levar a nada”. Para que isso não ocorra, aposte nas dicas a seguir. Elas tornarão essas reuniões mais eficientes e objetivas:
Elabore uma pauta para a reunião: registre, em ordem de prioridade, todos os tópicos que serão tratados na ocasião. A definição prévia dos assuntos mais urgentes permite guiar o encontro de forma prática e objetiva, sem grandes delongas. É importante que os condôminos tenham acesso à pauta para chegarem preparados para a discussão.
- Utilize o meio digital para convocar os condôminos: às vezes, a falta de interesse dos condôminos não é a única razão para as salas de reuniões estarem vazias. Falhas na interação e no envio de comunicados também acontecem com frequência. Além do clássico painel de avisos, é possível contar com o apoio de ferramentas inovadoras para convocar as assembleias e incrementar a interação entre síndico e moradores. É importante lembrar de divulgar a reunião (assim como a pauta) com, pelo menos, uma semana de antecedência. Em seu portal, a GW Administração de Condomínios oferece a praticidade de troca de mensagens entre os moradores de um mesmo condomínio. O síndico pode fazer as convocações de assembleias no espaço “Mensagens”. Automaticamente, todos os moradores cadastrados receberão uma notificação em seu celular. Você pode acessar o portal pelo nosso site https://www.gwonline.com.br/ ou aplicativo, gratuito nas plataformas IOS e Android. Basta pesquisar por “GW Administração de Condomínios” na App Store ou Play Store.
- Defina uma mesa de mediadores: os moradores selecionados para fazer parte da mesa mediadora serão os responsáveis por nortear a assembleia. Em geral, a mesa é composta por um presidente e um secretário (responsável por tomar notas para a ata e auxiliar a condução quando preciso). Vale lembrar que, nem sempre, o síndico é quem atua como presidente, isso dependerá da convenção de cada condomínio/administradora. Eles manterão o debate organizado, além de controlar possíveis conflitos e cronometrar o tempo, quando houver muitas interrupções e desvios de assuntos.
- Controle o tempo: o controle do tempo de fala de cada participante fará com que a reunião não se prolongue e nem “saia dos trilhos”. Quando os temas discutidos fugirem da pauta, é papel da mesa mediadora trazer as questões centrais à tona e retomar os temas.
- Estabeleça uma “pós reunião”: as questões discutidas nas reuniões precisam ser trabalhadas no dia a dia do condomínio. Portanto, esse “pós” é necessário para que o gestor formalize todos os pontos levantados (juntamente com as decisões e encaminhamentos) na ata condominial ou em outro documento oficial. Vale lembrar que esse registro deve ser divulgado para todos os moradores!
Se você gostou do post, curta e compartilhe. Afinal, conhecimento deve ser compartilhado!
Atenção: Se o seu condomínio enfrenta desafios, saiba que uma boa administradora de condomínios deve sempre prestar todo o suporte e instruções necessárias para o condomínio, trabalhando lado a lado e apresentando os melhores caminhos para um condomínio saudável em todos os aspectos e para todos os residentes.