Viver em comunidade não é tarefa fácil. Você lida com diversos tipos de reações, personalidades, manias e comportamentos que foram criados ao longo dos anos.
É normal os conflitos surgirem com o passar do tempo e a maneira que você encontra para lidar com cada um deles fala mais sobre você, do que do outro.
Um exemplo que iremos trazer no texto de hoje, é a melhor forma de reportar a sua insatisfação ao síndico. Como será a sua abordagem? Qual é a melhor forma de fazer essa reclamação?
Continue lendo para entender melhor!
Formalize a sua reclamação para o Síndico
O formato aceito e liberado é por escrito, diretamente no livro de ocorrência do condomínio. Neste livro, deve conter folhas sequenciais, numeradas e deve, também, ficar acessível para todos os condôminos.
É importante registrar no livro todas as reincidências do infrator.
Reúna provas para comprovar
Se você deseja resolver essa situação, é fundamental reunir provas para comprovar o motivo da sua reclamação e o cometimento da infração.
Ex. de provas: fotos, testemunhas, gravações, declarações de vizinhos, imagens do sistema de câmeras de monitoramento – CFTV, entre outros.
Informe detalhes importantes
Você deve estar se perguntando: quais são essas informações? Vamos te ajudar!
Unidade do infrator ou responsável por ele, dia do ocorrido, horário, local, nome do responsável pela segurança, vigilância ou portaria do condomínio. Informe o nome de possíveis testemunhas.
Dicas extras importantes:
- Não acuse sem provas;
- Não utilize palavras e termos de baixo calão;
- Não faça ameaças;
- Não ofenda e nem agrida;
- Não use as redes sociais para formalizar qualquer reclamação.
E agora, ficou mais fácil para você lidar com as reclamações que precisam ser realizadas?
Se ficou alguma dúvida, entre em contato conosco. A GW está à disposição para ajudá-los!